DMAIC – Uma metodologia do processo de melhoria contínua

DMAIC – Uma metodologia do processo de melhoria contínua

O que é o DMAIC?

O DMAIC é uma técnica baseada em dados, projetada para ser aplicado aos processos de negócios para encontrar falhas ou ineficiências. É uma ferramenta essencial da metodologia Six Sigma que pode ser implementada como um método de aprimoramento independente ou como parte de outras iniciativas de processo.

Apesar da técnica ser simples, ela é poderosa. Traz estrutura ao processo de melhoria e ajuda as equipes a explorar possíveis soluções, decidir um curso de ação e implementar controles de processos em pouco tempo.

O nome DMAIC é originado pela sequência dos cinco passos de sua execução: Define – Definir, Measure – Medir, Analyze – Analisar, Improve – Melhorar e Control – Controlar.

O processo e as ferramentas associadas a cada fase são explicados nas seções a seguir:

Define (Definir)

O principal objetivo desta fase é resumir o plano do projeto. Esta fase é utilizada para especificar os problemas, os objetivos do projeto, o escopo e a identificação dos clientes (internos e externos) junto com seus requisitos. As ideias para esta fase podem vir de uma reclamação do cliente, das mudanças nos negócios ou até mesmo da ineficiência do processo. Nesta fase é realizada a identificação das oportunidades, desenvolvimento um plano de projeto e um mapa de processos.

O principal componente desta fase é a preparação da Carta do Projeto, que é um documento que serve como modelo inicial para qualquer projeto de Six Sigma. Essa carta deve descrever os seguintes elementos essenciais:

  • Business Case: Ajuda a entender como o projeto está vinculado aos objetivos gerais de negócios;
  • Declaração do problema: Descreve o problema para o qual este projeto se destina;
  • Definição da meta: Define as metas do projeto considerando todos os elementos da ferramenta SMART (Specific – Específico, Measurable – Mensurável, Attainable – Atingível, Relevant – Relevante e Time-bound – Tempo limite);
  • Escopo do projeto: Considera as entradas e saídas e define os limites do projeto;
  • Equipe e responsabilidades: Descrição da equipe do projeto, juntamente com suas responsabilidades e funções durante o projeto;
  • Plano de tempo: Garante acompanhar o andamento do projeto conforme programado;
  • Benefícios estimados do projeto: Os benefícios do projeto precisam ser estimados como entrega. A análise de custo-benefício é realizada e os benefícios, tangíveis e intangíveis, são especulados. Isso orienta a alta gerência na aprovação do projeto.

Measure – Medir

O principal objetivo desta fase é coletar os dados relevantes para o escopo do projeto. Essa fase se concentra na identificação dos parâmetros que precisam ser quantificados, nas formas de mensurá-los, na coleta de dados necessários e na medição por diferentes técnicas.

Após a definição das métricas é elaborado o entendimento dos dados que devem ser coletados. O plano de coleta de dados deve descrever quais dados devem ser coletados, quando coletar e quem irá cobrar, a fim de definir a direção da coleta de dados.

Após a coleta, os dados são analisados ​​para verificar sua natureza através de distribuições de frequência. O histograma pode ser usado para entender a distribuição dos dados. Dependendo da natureza dos dados, são decididas as ferramentas de análise que serão utilizadas. A capacidade atual do processo também é um aspecto importante a ser entendido nesta fase.

Analyze  – Analisar

O principal objetivo desta fase é encontrar a causa raiz da ineficiência dos negócios. Ela identifica as lacunas entre o desempenho real e os objetivos, determinando suas causas e oportunidades para sua melhoria.

A fase de análise segue uma abordagem de detalhamento para alcançar causas-raiz exatas de várias causas potenciais identificadas inicialmente.

Essa fase começa com a exploração de todas as causas possíveis do problema principal. Então, essas causas são verificadas e validadas através de ferramentas estatísticas e de hipótese. Os resultados dessa fase são as causas verificadas – que precisam ser adotadas para melhorar o processo. A fase de análise requer o devido cuidado para identificar e verificar as causas principais, pois a eficácia da melhoria do processo através do projeto six sigma reside na identificação correta das causas raiz.

Algumas ferramentas comumente usadas na fase de análise são: diagrama de espinha de peixe, brainstorming, histograma, 5 porquês, testes de hipóteses e diagrama de dispersão.

Improve  – Melhorar

O foco aqui é aprimorar a oportunidade de melhoria que foi identificada na fase anterior, ou seja, prioriza-se a causa raiz em busca de implementar um plano de ação para obter a melhoria desejada. Através dos dados obtidos, estuda-se maneiras de implementá-la e testá-la a fim de descobrir se a solução proposta será realmente efetiva, caso não seja, a solução deve ser repensada e replanejada, mas caso os testes sejam positivos, a melhoria deve ser implementada.

Algumas das ferramentas que podem te auxiliar nessa fase são: brainstorming, 5W2H (Clique aqui e veja nossa publicação sobre 5W2H), prova de erros (Poka Yoke), softwares de simulação, etc.

Control  – Controlar.

O principal objetivo desta fase é gerar um plano detalhado de monitoramento da solução. Esse plano garante que o desempenho necessário seja mantido. Ele define e valida o sistema de monitoramento, desenvolve padrões e procedimentos e verifica benefícios e crescimentos. Portanto, o principal objetivo da fase de controle é garantir e manter os ganhos.

Durante esta fase, os resultados pós-implementação são avaliados, o progresso é verificado e as mudanças são incorporadas. A fase de controle na maioria dos casos é uma fase de transição. A transição acontece de práticas e sistemas atuais para novas práticas.

A parte mais importante dessa fase é fornecer treinamento sobre novas mudanças para todas as partes interessadas.

Algumas das importantes ferramentas usadas na fase de controle são: gráficos de controle, cálculos de economia de custos e plano de controle.

Quer saber como o aplicar DMAIC para melhorar seus processos em sua operação? Entre em contato conosco.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *