Benefícios da Gestão Estratégica

Benefícios da Gestão Estratégica

Benefícios da Gestão Estratégica

Existem muitos benefícios do gerenciamento estratégico e incluem identificação, priorização e exploração de oportunidades. Por exemplo, os produtos mais novos, os mercados mais recentes e as incursões mais recentes nas linhas de negócios só são possíveis se as empresas se dedicarem ao planejamento estratégico. Em seguida, o gerenciamento estratégico permite às empresas ter uma visão objetiva das atividades que estão sendo realizadas por ela e fazer uma análise custo-benefício para saber se a empresa é lucrativa. Apenas para diferenciar, por isso, não queremos dizer apenas os benefícios financeiros (o que seria discutido abaixo), mas também a avaliação da rentabilidade que tem a ver com a avaliação de se o negócio está estrategicamente alinhado com seus objetivos e prioridades. O ponto chave a ser observado aqui é que o gerenciamento estratégico permite que uma empresa se oriente ao seu mercado e aos consumidores e assegure que esteja atualizando a estratégia certa.

Benefícios financeiros

Demonstrou-se em muitos estudos que as empresas que se envolvem em gerenciamento estratégico são mais lucrativas e bem-sucedidas do que aquelas que não possuem o benefício de planejamento estratégico e gerenciamento estratégico. Quando as empresas se envolvem em um planejamento prospectivo e uma avaliação cuidadosa de suas prioridades, eles têm controle sobre o futuro, o que é necessário na rápida mudança do cenário empresarial do século XXI. Além disso, as empresas de alto desempenho tendem a tomar decisões mais informadas porque consideraram tanto as conseqüências a curto quanto a longo prazo e, portanto, orientaram suas estratégias de acordo. Em contraste, as empresas que não se envolvem em um planejamento estratégico significativo são muitas vezes atoladas por problemas internos e falta de foco que leva ao fracasso

Benefícios não financeiros

A seção acima discutiu alguns dos benefícios tangíveis da gestão estratégica. Além desses benefícios, as empresas que se envolvem no gerenciamento estratégico estão mais conscientes das ameaças externas, uma melhor compreensão das forças e fraquezas dos concorrentes e aumento da produtividade dos funcionários. Eles também têm menor resistência à mudança e uma compreensão clara do vínculo entre desempenho e recompensas.   O aspecto chave do gerenciamento estratégico é que a resolução de problemas e as capacidades de prevenção de problemas das empresas são aprimoradas através de gerenciamento estratégico. O gerenciamento estratégico é essencial, pois ajuda as empresas a racionalizar a mudança e atualizar a mudança e comunicar a necessidade de mudar melhor para seus funcionários. Finalmente, o gerenciamento estratégico ajuda a trazer ordem e disciplina para as atividades da empresa em seus processos internos e atividades externas.

Conclusão

Nos últimos anos, praticamente todas as empresas perceberam a importância do gerenciamento estratégico. No entanto, a principal diferença entre aqueles que conseguem e aqueles que falham é que a forma como o gerenciamento estratégico é feito e o planejamento estratégico é realizado faz a diferença entre sucesso e fracasso. Claro, ainda existem empresas que não se envolvem em planejamento estratégico ou onde os planejadores não recebem o apoio da administração. Essas empresas devem perceber os benefícios da gestão estratégica e garantir a viabilidade a longo prazo e o sucesso no mercado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *