Estratégia de diferenciação

Estratégia de diferenciação

Você sabe como utilizar uma estratégia de diferenciação para o seu negócio?

Uma estratégia de negócios diferenciada é um dos dois tipos básicos de estratégias competitivas que as empresas utilizam. Em essência, as empresas podem tirar proveito de uma das muitas maneiras possíveis de se diferenciar dos concorrentes para impulsionar os negócios.

Diferenciação

Diferenciação significa destacar uma organização ou marca, fornecendo recursos, benefícios, serviços ou outros elementos exclusivos da sua solução. Essa estratégia se refere à identificação dos critérios mais importantes usados pelos compradores no mercado e ao design de produtos, serviços ou outras ofertas da melhor maneira possível para atender a esses critérios.

Oferecendo o produto da melhor qualidade, a melhor solução, um recurso ou ferramenta exclusiva ou materiais orgânicos são exemplos de diferenciação. Estratégias de diferenciação são consideradas com preços mais altos do que os concorrentes de baixo custo, pois é necessário mais dinheiro para oferecer uma solução melhor em geral.

Foco de Diferenciação

O foco da diferenciação depende de um ou de um pequeno número de segmentos de mercado-alvo. Em algumas indústrias, diferentes segmentos de mercado exigem diferentes tipos de produtos ou serviços. Com um foco de diferenciação, sua empresa se concentra em um ou dois segmentos determinados com os quais os pontos fortes da empresa se alinham melhor. Essa abordagem mais focada permite maximizar os esforços de marketing para os segmentos selecionados e permite que a organização invista os recursos para convencer os segmentos dos benefícios superiores da sua marca.

Limitações de baixo custo

Geralmente há mais espaço para estratégias comerciais diferenciadas do que para estratégias de baixo custo. Por fim, apenas uma empresa surge como o verdadeiro fornecedor de baixo custo de um setor. Ser o segundo menor ou o terceiro menor provedor não altera o jogo. Em alguns setores, várias empresas competem para serem fornecedores de baixo custo; no entanto, apenas uma empresa vence ou lucros limitados são espalhados. Portanto, as empresas que não desejam se envolver em uma batalha de alto risco pela liderança de custos devem optar por uma abordagem diferenciada.

Modelo de Porter

Michael Porter oferece uma menção à diferenciação em seu famoso modelo de cinco forças de competição, observando quatro estratégias básicas de vantagem competitiva. Eles incluem diferenciação e foco de diferenciação, que são duas estratégias de diferenciação semelhantes, mas distintas. Porter observou cinco forças competitivas, sendo elas: novos entrantes, fornecedores, compradores, substitutos e rivalidade dos concorrentes.

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