Transformação digital e as principais tecnologias
A transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir melhores resultados. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.
Porém, ao contrário do que as pessoas pensam, a transformação digital não é o simples processo de agregar novas tecnologias. Trata-se de uma mudança realmente profunda e significativa, ou seja, uma disrupção em relação à operação das empresas da forma como a conhecemos hoje.
Apesar da transformação digital estar evoluindo rapidamente no cenário atual (o Covid-19), ainda está longe do ápice. A todo momento aparecem novas tecnologias e processos, ao passo que outras amadurecem e se tornam indispensáveis. Entre as tecnologias que mais crescem e se tornam fundamentais, destacamos as seguintes:
Inteligência artificial
A tecnologia que permite que máquinas aprendam com o comportamento humano e respondam a ele de forma adequada não é mais futuro e sim, o presente. Muitas empresas já conseguiram experiências 100% personalizadas de consumo e atendimento.
Internet das Coisas
A ideia de conectar aparelhos diferentes dos que já conhecemos (celulares, computadores e tablets) sempre foi um grande objetivo e agora se torna realidade, já é possível fazer com que carros, eletrodomésticos, equipamentos industriais, roupas e relógios troquem dados entre si. Tudo para nos deixar ainda mais conectados e com experiências integradas de consumo.
Blockchain
A tecnologia que ficou famosa por causa da criptomoeda Bitcoin é, na verdade, uma inovação muito maior que a moeda em si. O blockchain tem o potencial de mudar para sempre a segurança na troca de dados e moedas entre pessoas ou instituições. Isso justifica por que tantas empresas estejam investindo pesado nessa tecnologia.
Realidade virtual
A realidade virtual representa uma experiência digital imersiva e com potencial de revolucionar a maneira de se produzir e consumir conteúdo. As ações de marketing e vendas poderiam ser feitas totalmente em 3D, de forma nunca antes vista. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para apresentações corporativas, ensino à distância e uma série de outras aplicações. Já existem casos de sucesso com a tecnologia, que ainda tem muito a avançar.
Quer saber como potencializar a transformação digital da sua empresa? Contate-nos!
Deixe uma resposta