Modelo de competição das cinco forças de Porter

Modelo de competição das cinco forças de Porter

Michael Porter projetou várias estruturas vitais para o desenvolvimento da estratégia de uma organização. Um dos mais renomados entre os Heads que tomam decisões estratégicas é o modelo das cinco forças competitivas que determina a estrutura do setor.

Considerado um dos especialistas mais influentes em competitividade e estratégia empresarial, Michel Porter é um renomado professor de Harvard com mais de 19 livros publicados, entre eles o best-seller “Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência”. Segundo Porter, a natureza da concorrência em qualquer setor é personificada nas cinco forças a seguir:

  1. Ameaça de novos participantes em potencial
  2. Ameaça de produtos / serviços substitutos
  3. Poder de barganha dos fornecedores
  4. Poder de barganha dos compradores

  5. Rivalidade entre os concorrentes atuais

As cinco forças mencionadas acima são muito significativas do ponto de vista da formulação da estratégia. O potencial dessas forças difere de indústria para indústria. Essas forças determinam conjuntamente a lucratividade da indústria, porque elas moldam os preços que podem ser cobrados, os custos que podem ser suportados e o investimento necessário para competir na indústria. Antes de tomar decisões estratégicas, os gerentes devem usar a estrutura das cinco forças para determinar a estrutura competitiva da indústria.

Vamos discutir os cinco fatores do modelo de Porter em detalhes:

1. Risco de participação de concorrentes em potencial: concorrentes em potencial se referem às empresas que atualmente não estão competindo no setor, mas que têm o potencial de fazê-lo, se assim puderem. A entrada de novos players aumenta a capacidade da indústria, inicia uma competição por participação de mercado e reduz os custos atuais. A ameaça de entrada por concorrentes em potencial é parcialmente uma função da extensão das barreiras à entrada. As várias barreiras à entrada são:

  • Economias de escala;
  • Lealdade à marca;
  • Regulamento do governo;
  • Custos de troca de clientes;
  • Vantagem de custo absoluto;
  • Facilidade na distribuição;
  • Forte base de capital.

2. Rivalidade entre concorrentes atuais: rivalidade refere-se à luta competitiva por participação de mercado entre empresas de um setor. A extrema rivalidade entre empresas estabelecidas representa uma forte ameaça à lucratividade. A força da rivalidade entre empresas estabelecidas em um setor é uma função dos seguintes fatores:

  • Extensão das barreiras de saída;
  • Quantia de custo fixo;
  • Estrutura competitiva da indústria;
  • Presença de clientes globais;
  • Ausência de custos de mudança;
  • Taxa de crescimento da indústria;
  • Condições de demanda.

3. Poder de barganha dos compradores: os compradores se referem aos clientes que finalmente consomem o produto ou às empresas que distribuem o produto da indústria aos consumidores finais. O poder de barganha dos compradores refere-se ao potencial dos compradores em negociar os preços cobrados pelas empresas do setor ou aumentar o custo das empresas no setor, exigindo melhor qualidade e serviço do produto. Compradores fortes podem extrair lucros de uma indústria baixando os preços e aumentando os custos. Eles compram em grandes quantidades. Eles têm informações completas sobre o produto e o mercado. Eles enfatizam produtos de qualidade. Eles representam uma ameaça credível de integração com versões anteriores. Dessa forma, eles são considerados uma ameaça.

4. Poder de barganha dos fornecedores: os fornecedores se referem às empresas que fornecem insumos ao setor. O poder de barganha dos fornecedores refere-se ao potencial dos fornecedores de aumentar os preços dos insumos (mão-de-obra, matérias-primas, serviços, etc.) ou os custos da indústria de outras maneiras. Fornecedores fortes podem extrair lucros de um setor, aumentando os custos das empresas do setor. Os produtos dos fornecedores têm alguns substitutos. Os produtos de fornecedores fortes são únicos. Eles têm alto custo de troca. O produto deles é uma entrada importante para o produto do comprador. Eles representam uma ameaça credível de integração direta. Os compradores não são significativos para fornecedores fortes. Dessa forma, eles são considerados uma ameaça.

5. Ameaça de produtos substitutos: produtos substitutos referem-se aos produtos com capacidade de satisfazer efetivamente as necessidades dos clientes. Os substitutos impõem um teto (limite superior) aos retornos potenciais de uma indústria, estabelecendo um limite para o preço que as empresas podem cobrar por seus produtos em uma indústria. Quanto menor o número de substitutos próximos de um produto, maior é a oportunidade de as empresas do setor aumentarem os preços de seus produtos e obterem maiores lucros (outras coisas são iguais).

O poder das cinco forças de Porter varia de indústria para indústria. Qualquer que seja a indústria, essas cinco forças influenciam a lucratividade, pois afetam os preços, os custos e o investimento de capital, essencial para a sobrevivência e a competição na indústria. Esse modelo de cinco forças também ajuda na tomada de decisões estratégicas, pois é usado pelos gerentes para determinar a estrutura competitiva do setor.

Porter ignorou, no entanto, um sexto fator significativo – complementares. Este termo refere-se à confiança que se desenvolve entre as empresas cujos produtos funcionam é combinada entre si. Complementadores fortes podem ter um forte efeito positivo no setor. Além disso, o modelo das cinco forças ignora o papel da inovação, bem como o significado das diferenças individuais da empresa. Apresenta uma visão estagnada da concorrência.

 

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